Voltar

Por que My Little Pony atrai tantos adultos?

17/04/2021

Ora, pelo mesmo motivo que qualquer outro filme, série, ou animação iria.

My Little Pony é um desenho engraçado e divertido, tem uma história interessante, personagens com personalidade atraente, etc. Esses são fatores universais de qualidade, MLP é objetivamente bom. Infelizmente, não tenho muito conhecimento técnico cinematográfico para dizer o que faz o roteiro ser bom.

O que eu posso dizer é que My Little Pony não é genérico como o resto dos desenhos. A maioria dos desenhos animados focam mais no aspecto de atrair crianças, do que qualidade propriamente dita, e é isso que diferencia o MLP atual dos clássicos. Nos clássicos, eles tentaram deixar tudo muito "fofo" e "feminino", o que com certeza foi interessante para as meninas da época, mas se esqueceram deixar bom de verdade. O mesmo pode ser dito para desenhos animados feitos para meninos. Muitos tentam colocar aventuras com lutas épicas e explosões, mas não é algo marcante e interessante (pelo menos, não o sufiente para um adulto gostar, por exemplo).

Mas My Little Pony não é um desenho infantil?

A "infantilidade" é meramente quem eles tentam atingir. No caso de MLP, usaram os pôneis coloridos para atingir crianças, mas não muda o fato que é um excelente desenho que pode ser assistido tanto por adultos quanto meninas de 7 anos.

Se sua questão é por que pôneis coloridos atraem crianças, e outras coisas atraem adultos, é mais uma questão cultural. Crianças são associadas a se divertir, brincar, rir, e não passar por dificuldades. Adultos tem uma carga de responsabilidade, seriedade, tristeza. Acaba que as crianças vão buscar no que elas assistem algo que reflita a sua realidade, e o mesmo vale para os adultos.

Então por que só "caras estranhos" e "gordões de 30 anos assistem"?

Primeiro que isso não é verdade. A maioria dos fãs adultos são bem mais jovens, e a maioria dos fãs em geral são menores de 18 anos. A questão é que esses "caras estranhos" ganham mais destaques, por motivos óbvios. Outra questão importante reside no fato que o as pessoas têm o conceito que adultos não podem gostar de desenhos produzidos para crianças, então mesmo que MLP seja um desenho que ele fosse gostar, não assistem por puro preconceito.

Também, é notável citar que uma das razões para não assistir outros desenhos infantis, quiçá igualmente bons, é que pôneis coloridos serem algo feito para crianças e a existência da cultura brony acaba atraindo mais pessoas para assistir, justamente por ser algo "estranho".