Voltar

Por que você não deveria ter medo de uma guerra (termo)nuclear.

09/09/2021

1 - Mesmos as bombas mais fortes, são relativamente pequenas.

O planeta tem 150 milhões de quilômetros quadrados de terra. A bomba mais poderosa que alcança no máximo 18626 quilômetros quadrados de radiação térmica. A área da explosão e radiação são menores (491 e 176 km² respectivamente), porém vou considerar o dano máximo causado. Seriam necessárias 8000 bombas para explodir o planeta inteiro (com a radiação térmica). Considerando o raio de explosão real, onde a maioria das pessoas morrem, são 305000 bombas. Vale lembrar que mesmo em Hiroshima e Nagazaki, apenas 1/3 da população morreu, mesmo sendo lançado diretamente no centro. Claro, as bombas seriam lançadas em lugares com uma concentração muita grande de pessoas, reduzindo muito o número de bombas necessárias, porém entramos no meu segundo argumento:

2 - Você (provavelmente) mora no Brasil.

Ninguém liga para o Brasil. Politicamente, claro. Brasil é como a Africa, um pedaço de terra para ser explorado. Ele é insignificante militarmente, e fica longe de todos os países realmente importantes. O mesmo vale para toda a América do Sul e África. Ninguém iria querer explodir aqui, pois somos irrelevantes demais. Como um país para ser explorado, teriam menos razões ainda, pois estariam apenas explodindo um possível recurso natural, não um inimigo (pois o Brasil não fere nem uma mosca). Ademais, o Brasil fica longe de países como a China, mais um motivo para você não se preocupar. Mesmo que por algum motivo maluco e bizarro fora da realidade alguém decidisse jogar uma bomba no Brasil, seria ou em São Paulo, ou no Rio de Janeiro. É IMPOSSÍVEL alguém querer jogar uma bomba que não seja em um desses dois lugares.

3 - Uma guerra nuclear completa nunca ocorrerá.

Sim, pessoas são más. Sim, os EUA ou China vão tentar explodir alguém com uma bomba atômica, mas será meramente um meio de assustar. Não será uma arma realmente usada em guerra, pois qualquer líder de estado sabe que isso é uma péssima ideia militarmente. Por mais irracional que seja o líder, ele sabe que o oponente responderia a altura. Ambos saem perdendo. E isso não é papo de galera que abraça árvore dizendo que "na guerra ninguém ganha". Mesmo que você não ligue muita para pessoas morrendo, ainda assim você sairia perdendo com uma guerra nuclear, pois ambos países seriam derrotados, e daria apenas abertura para outro país que não estava no meio conquistar os dois.

4 - Mesmo que houvesse uma guerra nuclear completa, a raça humana ainda estaria majoritariamente viva.

Diga um número de mortes. Um bilhão de mortes, apesar de um número assustador, não seria suficiente para extinguir a espécie humana. Com o número atual de seres humanos (aproximadamente 7.5 bilhões), dá apenas 13% da população, que rapidamente iria repovoar. Na verdade, se não fosse por conta das cidades serem destruídas com a bomba, e que pessoas serem mortas é algo horrível, esse número de mortes poderia até ser algo bom, já haveria menos pessoas para alimentar (vivemos em uma sociedade capitalista).