Voltar

A falha do (anarco)capitalismo.

04/04/2021

É válido antes de tudo, citar dois fatos (biologicamente comprovados).

O primeiro, é que mutualismo é naturalmente superior a competição. Eu falo isso mesmo no senso individualista: mesmo que você não ligue para a sociedade, um modelo social mutualista que beneficia a todos, inevitavelmente beneficiará você. É mútuo, ambos os lados saem ganhando.

Em contraste, a competição incentiva justamente o contrário: todos os lados tentam maximizar lucro pessoal, e isso acaba resultando em todos com situações piores.

Um lobo, em uma matilha, vai conseguir muito mais comida, mesmo dividindo a caça com o grupo. Um lobo sozinho, dificilmente conseguirá tanta comida quanto teria usando a força da matilha em conjunto.

Em suma: macacos sozinho, fraco! Macacos juntos, forte!

O segundo, é que a Lei do Mutualismo (assim como a competição), está presente em (quase) todos os animais, justamente por conta do mutualismo ser superior à competição. A evolução não tem moral ou ética, ela apenas acaba resultando em seres mais aptos, no caso, mutualismo beneficia um ser, logo, está presente nele. Isso é observável tem toda a natureza, não só lobos, ou formigas. Raros casos o mutualismo é pior para o ser, o ser humano com certeza não é um desses casos.

Vejamos os seres humanos primitivos, eles caçavam juntos, num sistema de comunismo primitivo. A comida da caça era dividida entre todos da tribo.

Caí agora apenas uma observação:

O capitalismo, é fundamentado na competição, no livre mercado competindo, que geraria um equilíbrio. Nada te impede de ajudar o próximo, porém, no capitalismo isso não é incentivado. Você só ajuda o outro se puder lucrar. Raramente alguém vai ajudar um pobre, porque sairia prejudicado disso. É por exemplo, a razão de empresas de celulares não fazerem eles resistentes. Eles lucram com isso, ninguém vai fazer um celular durável, pois assim haveria menos necessidade de comprar um novo. Em geral, o capitalista busca o lucro pessoal, e com todos buscando lucro pessoal, haveria uma competição, que como já citei, é prejudicial.

O comunismo, é fundamentado no mutualismo, em todos contribuindo entre si. Inclusive, é isso que refuta aquela velha (e única) contra-argumentação aos comunistas, do incentivo de trabalho. Isso simplesmente não é um problema no comunismo, muito pelo contrário: o incentivo é um problema do capitalismo, que precisa colocar pessoas a beira da morte ou trabalhar em um sistema explorador. Incentivo não é a mesma coisa que necessidade, necessidade de trabalhar para não morrer. Incentivo é a cooperação, o mutualismo, ajudar os outros e irremediavelmente, ajudar a si mesmo. É difícil para as pessoas enxergarem isso, pois estamos há milénios num sistema capitalista, parece até impossível, mas é assim a natureza.

Isso vale para todos na trindade sancta da exploração humana: estado, capitalismo e religião. Todos fundamentam-se em dividir o povo em classes, colocar um acima do outro, o que como Marx observou, leva a luta de classes, a divisão humana e competição (e no fim, uma revolução proletária).

Por isso que eu sou um socialista libertário, em específico, anarco comunista. O marxismo, assim como marxismo-leninismo acabam caindo justamente nessa forma agressiva e ditatorial de alcançar um sistema comunista, o que obviamente é contraditório.

É curioso, que o capitalista, em um certo nível, compreende isso. Por isso que o capitalista é sempre fundamentado em idealismo, moralismo e teologia, enquanto o comunista costuma ser materaliasta, progressista e ateu. Um exemplo é o Paulo Kogos, ele precisa apelar para a autoridade divina (juspositivismo) para justificar o anarco capitalismo, afinal, se ele tentasse usar a ciência a seu favor, entraria em contradição muito facilmente.

É comum verem as pessoas falarem que "até seriam comunistas, se ele funcionasse". Camarada, o estado não é um "mal necessário", e o capitalismo também não. Seja um anarco comunista hoje mesmo!

Recomendo a leitura:

E o canal Antimídia fez um excelente vídeo sobre:

Leia a segunda parte.